Foto: FES Moçambique

Paz e Segurança

A paz é mais do que a ausência de guerra. Questões sobre segurança humana, justiça distributiva, um sistema político que permita resolver conflitos no interior das instituições do Estado e um sector de segurança governado democraticamente são elementos absolutamente cruciais para uma paz sustentável e para a estabilidade democrática. Na sequência da luta pela libertação e de uma guerra civil e de destabilização de 16 anos, o Estado Moçambicano ainda enfrenta desafios na criação de confiança entre forças políticas e na sociedade em geral, assim como na criação de instituições públicas que possam mediar os conflitos políticos e sociais com sucesso.

A FES Moçambique coopera estreitamente com o meio político e académico através de uma reflexão sobre os desafios para uma sociedade democrática e pacífica e para o desenvolvimento de ideias para mudanças sociais. Tanto as questões tradicionais de segurança (a título de exemplo, o controlo de armas de pequeno porte) como a dimensão política da resolução de conflitos (sistema eleitoral, descentralização do Estado, violência doméstica) fazem parte da nossa abordagem.

Ao nível regional, colaboramos com a Rede de Gestão da Defesa e da Segurança da Africa Austral (SADSEM – Southern African Defence and Security Management Network), sadsem.org, na elaboração de uma abordagem africana para os desafios de segurança na região e na promoção do intercâmbio de ideias com os decisores políticos durante o fórum regional “Diálogo de Maputo” (Maputo Dialogue), que se realiza anualmente.

Notícias

22.02.2019 | News, Notícias

IV Curso de Formação para Jovens Líderes 2019-2020

A Fundação Friedrich Ebert (FES) em Moçambique gostaria de anunciar o início do quarto curso de formação “Jovens Líderes”.


mais informações

08.12.2018 | News, Notícias

Seminário de Comunicação Política com Partido FRELIMO

O Workshop de comunicação política juntou comunicadores do partido FRELIMO de todas as províncias do País.


mais informações

Publicações

Randriamaro, Zo

Beyond extractivism: feminist alternatives for a socially and gender just development in Africa

Maputo, 2019

Baixar Publicação (3,6 MB PDF-File)


Fernandes, Marianna

Alternativas feministas ao extractivismo predatório

contribuições e experiências da América Latina
Maputo, 2019

Baixar Publicação (440 KB, PDF-File)


Friedrich-Ebert-Stiftung
Escritório Moçambique

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Moçambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

voltar ao início