Foto: FES Moçambique

Paz e Segurança

A paz é mais do que a ausência de guerra. Questões sobre segurança humana, justiça distributiva, um sistema político que permita resolver conflitos no interior das instituições do Estado e um sector de segurança governado democraticamente são elementos absolutamente cruciais para uma paz sustentável e para a estabilidade democrática. Na sequência da luta pela libertação e de uma guerra civil e de destabilização de 16 anos, o Estado Moçambicano ainda enfrenta desafios na criação de confiança entre forças políticas e na sociedade em geral, assim como na criação de instituições públicas que possam mediar os conflitos políticos e sociais com sucesso.

A FES Moçambique coopera estreitamente com o meio político e académico através de uma reflexão sobre os desafios para uma sociedade democrática e pacífica e para o desenvolvimento de ideias para mudanças sociais. Tanto as questões tradicionais de segurança (a título de exemplo, o controlo de armas de pequeno porte) como a dimensão política da resolução de conflitos (sistema eleitoral, descentralização do Estado, violência doméstica) fazem parte da nossa abordagem.

Ao nível regional, colaboramos com a Rede de Gestão da Defesa e da Segurança da Africa Austral (SADSEM – Southern African Defence and Security Management Network), sadsem.org, na elaboração de uma abordagem africana para os desafios de segurança na região e na promoção do intercâmbio de ideias com os decisores políticos durante o fórum regional “Diálogo de Maputo” (Maputo Dialogue), que se realiza anualmente.

Notícias

01.06.2018 | News, Event, Notícias

Revisiting Marx and the Thinkers of the Liberation Era

The 12th Forum of the ruling political parties of the SADC region discussed current challenges and progressive visions for political and economic...


mais informações

18.01.2018 | News

2018 GLU Masters Programmes for trade unionists and labour activists

The Global Labour University (GLU) – a network of trade unions, universities, the Friedrich-Ebert-Stiftung and the ILO -invites trade unionists and...


mais informações

Publicações

Bigirwa, Twasiima Patricia

The social inclusion of women and challenges for a contemporary African feminist activism

Maputo, 2018

Baixar Publicação (390 KB, PDF-File)


Khadiagala, Gilbert M.

How can democratic peace work in Southern Africa?

Trends and trajectories since the decade of hope
Dakar-Fann, 2018

Baixar Publicação (4 MB, PDF-File)


Friedrich-Ebert-Stiftung
Escritório Moçambique

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Moçambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

voltar ao início