Foto: FES Moçambique

Feminismo Político

Acreditamos que a justiça social não é possível sem uma justiça de género. Registaram-se muitos progressos no debate sobre a igualdade de género em Moçambique. Hoje em dia, existem mulheres em posições responsáveis ​​na política e na economia, as mulheres têm melhor acesso à educação e ao mercado de trabalho e, portanto, estas vão, progressivamente, ganhando a independência financeira. Mas, ao mesmo tempo, a representação feminina no parlamento não se traduz automaticamente em políticas e leis que promovam a igualdade de género, como mostra o longo debate sobre uma regulamentação das licenças de maternidade.

A transformação de normas sociais e estruturas de poder discriminatórias constitui, portanto, uma linha de trabalho fundamental para a FES Moçambique. Em conjunto com parceiros como o Fórum Mulher, forumulher.org.mz, e a Mulher e Lei na África Austral - Moçambique (WLSA – Women and Law Southern Africa), wlsa.org.mz, estamos a oferecer espaços para reflexão sobre preocupações feministas, como a economia de cuidados, a violência baseada em género ou a saúde reprodutiva, mas também para a crítica feminista sobre os padrões de desenvolvimento e da democracia.

Ao nível regional, a FES Moçambique faz parte de um grupo de reflexão feminista que pretende repensar o desenvolvimento e a participação política de uma forma transformadora.

Notícias

08.12.2018 | News, Notícias

Seminário de Comunicação Política com Partido FRELIMO

O seminário de comunicação teve como objectivo, a reflexão de desafios e oportunidades dos comunicadores do partido FRELIMO, para melhor construir uma...


mais informações

06.12.2018 | News, Notícias

VI Conferência Nacional sobre Mulher e Género

O encontro reflectiu sobre os progressos na implementação de políticas de igualdade de género, principalmente, o papel da mulher rural.


mais informações

Publicações

Southern African security review 2017

Maputo, 2018

Baixar Publicação (1,4 MB PDF-File)


Bigirwa, Twasiima Patricia

A inclusão social das mulheres e os desafios para um activismo feminista africano contemporâneo

Maputo, 2018

Baixar Publicação (350 KB, PDF-File)


Friedrich-Ebert-Stiftung
Escritório Moçambique

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Moçambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

Social Media

voltar ao início