Foto: FES Moçambique

Desenvolvimento e Justiça Social

A descoberta de importantes reservas de gás líquido desde 2010 criou grandes expectativas de desenvolvimento e crescimento económico em Moçambique. Por um lado, o sector extractivo atraiu muitas grandes empresas multinacionais e estimulou projectos de infraestruturas. Por outro lado, o país enfrenta a tarefa colossal de desenvolver um quadro nacional que permita aumentar efectivamente a produção local, a qualificação da força de trabalho e a criação de emprego, bem como assegurar que as receitas económicas sejam canalizadas para políticas públicas que sirvam a maioria da população.

Neste contexto, a FES Moçambique promove um debate contínuo entre decisores, académicos e activistas, a fim de se desenvolverem ideias para um desenvolvimento económicamente sustentável e socialmente justo. A presença de organizações sindicais, em representação dos trabalhadores, é fundamental nestes debates. Apoiamos as organizações sindicais a acompanharem criticamente às estratégias de terceirização (outsourcing) e de subcontratação das empresas multinacionais por exemplo, através da organização ao longo da cadeia de valor.

A um nível regional, colaboramos com o Centro de Competência Sindical da FES em Joanesburgo (Trade Union Competence Center), festo.org, a Universidade Global do Trabalho (GLU – Global Labour University), global-labour-university.org, e as Federações Sindicais Mundiais (GUFs – Global Union Federations), para fortalecer a capacidade e as estratégias das organizações sindicais para defender os direitos dos trabalhadores a todos os níveis.

Notícias

01.06.2018 | News, Event, Notícias

Revisiting Marx and the Thinkers of the Liberation Era

The 12th Forum of the ruling political parties of the SADC region discussed current challenges and progressive visions for political and economic...


mais informações

18.01.2018 | News

2018 GLU Masters Programmes for trade unionists and labour activists

The Global Labour University (GLU) – a network of trade unions, universities, the Friedrich-Ebert-Stiftung and the ILO -invites trade unionists and...


mais informações

Publicações

Bigirwa, Twasiima Patricia

The social inclusion of women and challenges for a contemporary African feminist activism

Maputo, 2018

Baixar Publicação (390 KB, PDF-File)


Khadiagala, Gilbert M.

How can democratic peace work in Southern Africa?

Trends and trajectories since the decade of hope
Dakar-Fann, 2018

Baixar Publicação (4 MB, PDF-File)


Friedrich-Ebert-Stiftung
Escritório Moçambique

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Moçambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

voltar ao início