22.06.2020

Webinar: Estratégia África-UE- O Comércio Necessário para Promover o Desenvolvimento Sustentável no Continente Africano

O escritório da UE de Friedrich-Ebert-Stiftung (FES) convida-o cordialmente ao nosso webinar "Estratégia África-UE: que comércio é necessário para promover o desenvolvimento sustentável no continente africano?" em 23 de junho de 2020.

África-UE: que comércio é necessário para promover o desenvolvimento sustentável no continente africano? ” 

A comunicação da UE “Rumo a uma estratégia abrangente com a África” publicada em março pode ser vista como uma primeira tentativa em dois aspectos: em primeiro lugar, fornecer uma evidência escrita da nova Comissão geopolítica da UE e, em levundar suaar relação com o continente africano a um novo nível. Se o último vai acontecer, permanece questionável. A nova estratégia ofereceu algumas abordagens positivas, como uma parceria na transição verde, mas, no geral, ela permanece surpreendentemente vaga e tende a seguir o caminho "negócios como semper".

A Comissão pode ser creditada por sua comunicação ser uma base de discussão com os parceiros africanos, tendo em vista a Cúpula UA-UE. No entanto, a crise do Covid-19 abalou essa agenda política e os desafios económicos, sociais e de saúde resultantes para a África também exigem uma revisão da estratégia.

O objectivo do seminário on-line é discutir como a Estratégia da UE para África precisa ser ajustada para se tornar um roteiro para uma parceria sustentável e igualitária entre os dois continentes. A crise da Corona exige ajustes no que diz respeito aos sistemas de saúde e serviços públicos em África. Além disso, gostaríamos de discutir quais melhorias são necessárias, especialmente nas áreas de comércio, integração económica regional e empregos, para permitir um desenvolvimento socioeconómico sustentável, tanto após o Covido ao longo prica. 

Programa

11h00:  Introdução Técnica e Boas-Vindas

  Daniela Iller , Friedrich Ebert Foundation,

Miriam-Lena Horn , Consultora de Política Comercial do Deputado Europeu Joachim Schuster

11h10:  Discurso de Abertura

  Joachim Schuster , Deputado, Membro da Comissão do Comércio Internacional

11h20:  Entradas

  Ilan Strauss:  Pesquisador Associado Sénior, Desenvolvimento Industrial (SARChl), Universidade de Joanesburgo; Professor de Macroeconomia, Rice University

Remco Vahl: Especialista Sénior, DG Comércio, Comissão Europeia

11h40:  Discussão Aberta

Teremos interpretação inglês-alemão.

O evento será gravado.

Pode se registrar aqui , até 22 de junho de 2020. Os detalhes do login serão enviados logo antes do seminário on-line.

Friedrich-Ebert-Stiftung
Escritório Moçambique

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Moçambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

voltar ao início