26.10.2020

Seminário Zoom: ACESSO A INFORMAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA

ACESSO A INFORMAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA: Como garantir uma cobertura jornalística de qualidade em tempos de Covid-19?

O acesso a informação confiável tem sido um grande desafio para os jornalistas desde o início da pandemia do Covid-19. Os media lutam com restrições de acesso às fontes, a falta de proactividade da divulgação e a falta de precisão da informação difundida, tanto como directrizes que obrigam o recurso a fontes oficiais nos processos de produção e consumo do produto jornalístico.

Coloca-se o perigo de transformar os jornalistas numa espécie de caixas-de-ressonância das ocorrências diárias e reduced o espaço para investigação independente. Como, assim, garantir uma investigação dos factos, a devida verificação das fontes e uma cobertura jornalística de qualidade em tempos da pandemia e além?   

A Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES) em parceria com o MISA-Moçambique convidam para o debate “ACESSO A INFORMAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA: Como garantir uma cobertura jornalística de qualidade em tempos de Covid-19?”  

O seminário virtual acontecerá no dia 29 de Outubro de 2020, the 15h30 as 17h, pela plataforma Zoom : Meeting-ID: 931 8866 4830,

Palavra pass: 393059.

O seminário virtual enquadra-se nas análises e recomendações do último Barómetro Africano da Media (AMB), que chama atenção aos retrocessos em relação ao acesso à informação. Desenvolvido pelo projecto dos media da Fundação Friedrich Ebert no continente Africano ( fesmedia Africa ) em parceria com o Instituto da Comunicação Social da Africa Austral (MISA), o AMB é um instrumento de análise e descrição dos ambientes nacionais da comunicação social e serve para a advocacia rumo as reformas no sector dos media ea liberdade de expressão.

Palestrantes:

  • Denise Namburete , Nweti
  • Boaventura Mucipo , STV
  • Leonilda Saveca , Docente na UP

Moderação: Lázaro Mabunda , Jornalista 

Friedrich-Ebert-Stiftung
Escritório Moçambique

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Moçambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

voltar ao início