29.04.2019

Não Existe Paz Sem Inclusão e Democracia

No dia 16 de Abril de 2019, a Rede de Defesa e Segurança na Africa Austral (Southern African Defense and Security Management Network - SADSEM) organizou em cooperação com a FES Maputo o seu encontro de planeamento para o próximo ciclo de engajamento.

  • Imagem: FES Moçambique

    A reunião contou com a presença de 13 membros da SADSEM dos seguintes países: África do Sul, Botswana, Comores, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Tanzânia, e Zâmbia

A rede SADSEM foi criada como uma organização enraizada nas realidades da África Austral para melhorar a governação democrática e a eficácia das funções de defesa e segurança na região. Como ponto de partida, a rede priorizou e enfatizou a importância da supervisão democrática the instituições de segurança. 

Considerando o panorama actual de paz e segurança na região, há uma necessidade urgente de abrir o diálogo sobre segurança com uma lente muito mais ampla. Essa paisagem é definida por eleições contestadas, conflitos políticos-sociais e a dificuldade de trabalhar conjuntamente em direcção à compreensão mais profunda de inclusão política, económica e social de grupos sociais excluídos nos foros regionais.

Assim, o encontro teve como foco a redefinição de prioridades que podem contribuir para intervenções efectivas da rede neste âmbito. A reunião de coordenação sublinhou a importância da criação de reflexões que focam na produção e disseminação de conhecimento por académicos, pesquisa inovadora e a criação de melhores vínculos entre especialistas académicos e aparelhos de segurança na região. 

Friedrich-Ebert-Stiftung
Escritório Moçambique

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Moçambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

Subscreva ao nosso Boletim Informativo

Subscreva ao boletim informativo e fique informado das últimas notícias e actualizações especiais no trabalho da FES e dos amigos! (Boletim em Inglês)

Subscreva aqui!

voltar ao início