03.06.2019

Da Libertação Política a Dependência Económica?

O 13º Fórum dos Partidos , organizado pela Escola Central do Partido FRELIMO e pela Fundação Friedrich Ebert entre os dias 29 e 30 de Maio, discutiu desafios para um desenvolvimento socialmente e economicamente justo na região SADC, como designado nas ideias de pensadores Pan-Africanistas.

  • Foto: FES Moçambique

O encontro reuniu mais de 30 representantes de partidos do governo e académicos de Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue, que passaram os dois dias partilhando suas visões e pontos de vista. 

O fórum foi estruturado em três secções principais, a primeira olhou para o enquadramento do conceito da "libertação económica" no contexto actual; a segunda sessão examinou as limitações internas e externas que no passado eram e continuam a ser um freio na viagem rumo a um desenvolvimento político, económico e social mais autónomo e soberano na região; por fim, o debate examinou importantes fundamentos de políticas alternativas ao nível dos países e da região SADC. 

Como pontos de partida para um caminho alternativo do desenvolvimento foram especialmente sublinhados uma abordagem mais robusta e mais concertada para a integração regional e o comércio sul-sul tanto como uma reformulação ideológica de estratégias politicas para o desenvolvimento e a cooperação, que fortalece a inclusão de grupos geralmente excluídos. 

A necessidade de fortalecer um diálogo intergeracional para ouvir e considerar os interesses da população jovem na construção política, foi igualmente identificada como um desafio para os partidos politicos. 

Friedrich-Ebert-Stiftung
Escritório Moçambique

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Moçambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

Subscreva ao nosso Boletim Informativo

Subscreva ao boletim informativo e fique informado das últimas notícias e actualizações especiais no trabalho da FES e dos amigos! (Boletim em Inglês)

Subscreva aqui!

voltar ao início