20.11.2017

Jovens querem construir um Moçambique melhor

Plataforma Jovens Líderes junta-se a MOZEFO young leaders para debater temáticas do desenvolvimento económico e social do país.

  • Foto: FES Moçambique

O Fórum MOZEFO é um evento anual, organizado pelo governo moçambicano para discutir com académicos e representantes políticos os desafios do país. 2017 abriu-se pela primeira vez um espaço especial de debate para ativistas e académicos jovens – O MOZEFO Young Leader. As conversas neste encontro foram abertas e dinâmicas. Lideranças nacionais – como a antiga primeira ministra Luísa Diogo – e internacionais – como o antigo presidente mexicano Vicente Fox ou a antiga presidente costa-riquense Laura Chinchila – debateram caminhos para um desenvolvimento independente e sustentável com a audiência. As intervenções dos lideres reafirmaram a importância da participação do jovem no desenvolvimento socioeconómico do país. Os jovens foram chamados a investir na sua educação e de partir para ações concretas no lugar de discursos. Os jovens de outro lado lembraram o espaço ainda bastante limitado para atuação politica da nova geração dentro das instituições politicas tradicionais, mas assumiram o compromisso de contribuir com as suas ideias para a construção de um Moçambique melhor.

A plataforma dos Jovens Líderes, um grupo de jovens que se formou num programa da Fundação Friedrich Ebert em Moçambique, foram não só convidados como participantes activos. Duas representantes da plataforma Rutília Microsse e Egna Sidumo tiveram também a oportunidade de conduzir debates sobre participação juvenil e o lugar de jovens na formulação de politicas publicas com antigos chefes de estado. 

Friedrich-Ebert-Stiftung
Escritório Moçambique

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Moçambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

voltar ao início