22.06.17

Enfrentar a crise económica com criatividade

A difícil conjunctura económica domina o discurso público actual. Activistas da Plataforma Jovens Líderes juntaram 150 jovens em Maputo para debater os impactos e a superação da crise.

Foto: FES Moçambique

Faz tempo que a “crise” domina o discurso público. O conflicto político-militar, a crise das chamadas dívidas ocultas, a corrupção, o corte da ajuda externa, a queda dos preços das materias primas, o aumento do custo de vida, a perda de confiança. A crise afecta os diversos sectores da economia e todas as camadas da sociedade. Mas o que se ouve mais é que a crise afecta o futuro das “novas gerações”. Seguindo o lema de que nada se pode discutir sobre nós sem nós, os activistas da Plataforma Jovens Líderes juntaram, no dia 22 de Junho, 150 jovens - engajados em várias causas sociais e de várias províncias do País – para um debate colectivo em Maputo.

Aplicando a metodologia de “Open Space”, os jovens foram os protagonistas do debate. Em conjunto analisaram os impactos da crise que sentem nas várias áreas da vida quotidiana e desenvolveram ideias que podem aliviar os efeitos negativos e melhorar a situação dos jovens deste País.

Saíram propostas inovadoras, como a iniciativa “SOS Entregue” que leva refeições prontas às residências e gera desta maneira uma renda para as mulheres do bairro. Ou a “Plataforma Estágio” que ajuda os jovens de encontrar estágios professionais e adquirir experiência de trabalho para melhorar as suas oportunidades no mercado de emprego. Ou iniciativas de formação popular, que levam conhecimentos prácticos sobre agricultura, planeamento, tecnologias e outras áreas-chave para apoiar os jovens na criação de projectos de auto-emprego.

No final do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de discutir as suas ideias com o Sr. Alberto N’kutumula, Ministro da Juventude e Desportos e o Sr. Anastácio Chembeze, Director Geral do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais. A plataforma dos Jovens Líderes junta alumni de um programa de formação contínua da Fundação Friedrich Ebert em Moçambique. 

Friedrich-Ebert-Stiftung
Mozambique Office

Av. Tomás Nduda, 1313
Caixa Postal 3694
Maputo – Mozambique

(00 258) 21 49 12 31
(00 258) 21 49 02 86

info(at)fes-mozambique.org
www.fes-mozambique.org

back to top